Baiuca Cultural


América Latina em imagens
outubro 8, 2010, 12:15 am
Filed under: desabafo

“O documentário forma um certo espírito, cria uma certa mentalidade; é isto que importa, muito mais do que o ensino técnico“, Jean-Claude Bernardet.

 

Você já desbravou a terra árida? Já correu atrás de um trem? A possibilidade disso acontecer com você vendo os filmes Aruanda e Tire Dié é real. Sementes da não ficção, as produções de Linduarte Noronha e Fernando Birri nos transporta para o seio da América Latina. Fonte de inspiração para o Cinema Novo e toda uma geração de documentaristas. A realidade de frente e o cinema como um meio para revelar a verdade.

O cinema latinoamericano é assim, conectado à terra, tem manifesto, valoriza a cultura e dignifica o povo. Entrentanto, não é tão popular. Talvez seja a consciência do subdesenvolvimento que é vital para esse cinema. Feridas sociais inoportunas e reveladoras.

Como não acompanhar os passos de uma família que se desloca para sobreviver no sertão da Serra do Talhado, na Paraíba? Como não sentir a garganta secar? Como não enxergar as crianças de Santa Fé, Argentina, correndo pelos trilhos pedindo esmola aos  passageiros? Desviar os olhos como as pessoas naquele trem? As câmeras em diferentes ângulos encontram o olhar cúmplice do espectador, que cedo ou tarde se posiciona. Estamos fora ou dentro do trem?

Texto produzido durante o curso O Cinema de Não Ficção da América Latina: A Construção da Poética Cotidiana, coordenação Pedro Dantas.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: